Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

IGESPAR CLASSIFICA CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS MENINOS DO BAIRRO DA PONTE COMO MONUMENTO DE INTERESSE NACIONAL !





Festejemos uma excelente e saborosa noticia para Lamego!
Encontra-se já na sua fase final, o processo para a classificação da Capela da Senhora dos Meninos do Bairro da Ponte, de Lamego, como MIP (Monumento de Interesse Público) e da sua ZEP (Zona Especial de Proteção) que abrangerá uma área envolvente.
A Capela da Senhora dos Meninos do Bairro da Ponte, foi mandada construir pelo Bispo de Lamego D. Manuel de Noronha (1551/1569) e o seu aspeto exterior sóbrio, contrasta com um interior riquíssimo em arte e beleza, que vai desde a talha do altar-mor, à marcenaria dos tetos e às pinturas e azulejos das paredes.   
Um lugar de culto para os Lamecenses e o ex-libris do Bairro da Ponte.
No ano de 2009 a Diocese de Lamego, através da Fábrica da Igreja da Sé, utilizando a figura da usucapião registou como sua, a propriedade da Capela da Senhora dos Meninos, causando muito sururu …. sururento …. nos Lamecenses residentes no Bairro da Ponte que sempre consideraram este lugar de culto religioso, como sendo seu.  
O processo para a sua classificação como MIP, foi despoletado em 1993, quando a Câmara Municipal de Lamego enviou ao ex-IPPAR um ofício, dando conta do estado de degradação desta Capela e pediu ajuda técnica para a sua reparação.
Este ofício motivou a deslocação de técnicos do ex-IPPAR e a recolha de uma série de documentos sobre a Capela da Nossa Senhora dos Meninos da Ponte (1993/1995).
Técnicos com bons olhos e que souberam avaliar a riqueza que encontraram nesta Capela.
A proposta de classificação de Monumento com Interesse Nacional foi feita por estes técnicos e no ano de 2003 o atual IGESPAR (Instituto Português do Património Arquitetónico e Arqueológico que substituiu o IPPAR), aprovou-a.
Decorre agora a fase de discussão pública, que antecede o seu imediato reconhecimento oficial.
Pena que estes processos demorem … demorem …. e andem de secretária …. em secretária ….
Mas como diz o povo “mais vale tarde, que nunca” !
Lamego, o Bairro da Ponte e a Capela da Nossa Senhora dos Meninos merecem este reconhecimento.
Esta classificação de MIP pelo IGESPAR acrescenta mais riqueza ao já riquíssimo património cultural, religioso e histórico de Lamego.    


O CASPER está feliz com a notícia, mas já antevê, que quando rebentarem os foguetes no Bairro da Ponte e arredores para festejar a classificação de MIP da Capela da Nossa Senhora dos Meninos, o Francisco Lopes vai fazer de conta que é o IGESTAR e correrá a apanhar as canas todas ….  

Sem comentários: