Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

ARQUEOLOGIAS ...... NO MUSEU DE LAMEGO !





 
 
A cultura em Portugal anda pelas ruas da amargura …..
Parece que a cultura tem um Ministro que andará a inculturar há um ano …. Por cá, demos conta dele, através da medida desarrumada de desclassificação do Museu de Lamego!
 
Longe vão os tempos em que a cultura …. era tratada por homens e mulheres da cultura … e os museus eram entregues a especialistas da museologia !!!!
O Museu de Lamego nos tempos que correm, conhece dias emaranhados ….
Já não nos bastava, o nosso Museu ter ficado na dependência da Direção Regional da Cultura do Norte que é gerida por ….. uma arquiteta nomeada, teremos agora à frente do Museu de Lamego um jovem com formação …. simplesmente, em arqueologia e uma curtissima prática profissional ......... simplesmente, em arqueologia !!!
A Diretora Regional depois de … pelo telefone … ter comunicado a Agostinho Ribeiro que: “ já que não concorda com a política e novo modelo de gestão do Museu de Lamego, vou substitui-lo” (a discordância refere-se à sua desclassificação), atirou-nos com a nomeação como Diretor do nosso museu Luís Sebastian, um arqueólogo residente em Armamar, que tem andado a fazer escavações recuperativas nos Mosteiros de S. João de Tarouca, Salzedas e Convento de S. António em Ferreirim.
Apesar de o novo Diretor do Museu de Lamego já ter começado a ler uns livros sobre museologia e o Museu de Lamego ….. para poder ir dizendo umas coisitas, não duvidamos que a sua somente e simples ........ apetência arqueológica vai fazer furor nos chãos do nosso museu !
Luís Sebastian já leu que o edifício do Museu de Lamego foi outrora o Paço Episcopal mandado construir no século XVIII pelo Bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira e que é uma referência nacional e internacional nas Artes e Património pela qualidade e singularidade de algumas obras de arte e ex-libris históricos, alguns datados do século I.
Um manancial de possibilidades escavacionais, descobertas e achados arqueologicó-subterrâneos …..de ossinhos … fósseis …. parafusos …. potinhos de ouro …. ou, até quem sabe, a mitra usada pelo Bispo D. Manuel …..
Do despacho de nomeação de Luís Sebastian como Diretor do Museu de Lamego, gostamos particularmente da referência às "competências técnicas e pessoais e a experiência anteriormente demonstrada .... ", principalmente, porque no seu curriculum não lhe encontramos qualquer formação ou atividade ligada a .... um simples museuzinho !!!!!
Tempos de incultura museológica ....... agora instalada no Museu de Lamego !!!  
 
 
O CASPER diz que o Agostinho Ribeiro merece uma estátua ao lado do Bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira por ter sido exonerado de Diretor do Museu de Lamego como revanche, por não ter concordado e ter feito barulho contra a desclassificação do nosso museu. 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Têm muita razão! nem há palavras para classificar esta Diretora Regional!!! Vivá república!