Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

MONTRA PARTIDA .....





Um concelho ..… um município …. Lamego ……. deverá ser um todo no seu território, na sua população, nas suas gentes.
Pelos vistos há gente, que assim não pensa ou não cuida, que assim seja.
Com a exposição de “Produtos Regionais “ (fruticultura, horticultura, artesanato, culturas e tradições), que decorreu na Av. Alfredo de Sousa em Lamego, utilizando o slogan de marketing “ O Melhor das Nossas Aldeias “, mas limitando a sua amostragem às freguesias de Parada do Bispo, Valdigem, Figueira, Cepões, Britiande, Várzea de Abrunhais, Britiande, Lalim, Lazarim, Meijinhos e Melcões, bateu-nos na cabeça que nas freguesias da Penajoia, Samodães, Ferreiros, Avões, Pretarouca, Bigorne, Magueija, Penude, Sande, Vila Nova de Souto D ´El Rei, Cambres, Almacave e Sé não existem Produtos Regionais, não há fruticultura, horticultura, artesanato, culturas e tradições, e …….. não têm pedigree suficiente para erguerem o cartaz “O Melhor das Nossas Aldeias” !!!!
Pelo cartaz divulgatório percebemos que nesta iniciativa expositora estiveram envolvidos a Câmara de Lamego, a Associação de Freguesias do Sudeste, AE.HTDOURO Associação de Empresários, o Turismo do Douro, a Beira Douro - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
Sem nos debruçarmos sobre o objetivo da captação de novos mercados, nomeadamente do aguardado Continente, que desejamos tenham visitado a exposição e que no futuro passem a comprar os nossos produtos regionais, esta amostragem passou .... num piscar de olhos ..... de uma boa iniciativa para um desastre de montra concelhia …..
Mas será que nenhum dos neurónio dos Chefões das entidades envolvidas, conseguiu acender uma luzinha ou tocar a campainha do alerta de que deveriam juntar nesta exposição todas as freguesias do concelho de Lamego ???!!!
Mas será que nenhum destes Senhores percebeu que juntando: exposição de “Produtos Regionais “ e “ O Melhor das Nossas Aldeias” à limitação da sua amostragem só a algumas freguesias, estavam a passar a mensagem e a classificar os produtos regionais (fruticultura, horticultura, artesanato, culturas e tradições) das restantes freguesias do concelho afastadas desta exposição …. como de categoria inferior ?!?!?!?
Faltar-nos-ia agora, que as restantes freguesias do concelho de Lamego impossibilitadas de participarem nesta amostragem, realizassem igualmente uma exposição desta só para os impossibilitados, utilizando o slogan publicitário …. “Nós é que somos os verdadeiros melhores  das nossas aldeias” e pronto …. verdadeiramente, teriamos instalada no nosso concelho .... uma guerra produtivó-freguesial !!!!!!!







O CASPER diz que foi uma exposição freguesial discriminatória, porque houve produtores do concelho de Lamego que queriam participar e não puderam expositar por não serem das freguesias do sudeste. 

Sem comentários: